sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Internet " Sistema Revolucionário"


"Mau uso da Internet despoleta distúrbios de personalidade- a Internet criou uma enorme variedade de doenças e vícios, assegura a revista New Scientist, que os disseca e exemplifica na sua edição de Natal"

Na verdade, a Internet trata-se sem dúvida do meio de comunicação que veio de certa forma revolucionar ,nomeadamente a sociedade onde todos vivemos.
Podemos dizer, que se trata de um tema devidamente polémico e de diversas opiniões, uma vez que uns acham este meio um elemento necessário à vida quotidiana, sendo este meio bastante útil, devido ao facto de ser utilizado esta "nova tecnologia" para a realização de trabalhos escolares, pesquisas de curiosidade, (um assunto que é considerado como desconhecido), ou seja, para estes indivíduos a Internet trata-se de uma mais valia, dado de que dessa maneira é possível adquirirem por um lado, mais competências e por outra parte "matarem" as suas curiosidades".
Outras, por oposição, têm outra maneira de ver este "novo instrumento",uma vez que utilizam este sistema, como sendo um passatempo, uma distracção, uma forma de fugir ao stress do dia-a-dia. Assim, existem pessoas com mais particularidade, os jovens que passam grande parte tempo do seu dia em frente a um ecrã, desse modo, perdem a motivação para realizar as suas coisas obrigatórias, tornam-se pessoas que vivem noutro mundo, que por vezes , que só vivem nesse mesmo mundo os entendem, uma vez que o computador, no meu ver, é por vezes um refugio de problemas. Tantas em certas vezes, o ser humano por viver nesta ilusão, neste mundo virtual, sabe o que é a realidade, mas de uma certa maneira, afasta-se, cria uma rotina em si, um vício , uma obsessão. Quando começam a ter estes elementos que frisei anteriormente é porque o individuo necessita de ajuda, o mais difícil é assumir o problema , depois o que se torna também difícil é o facto de ir ultrapassando este vício. Por vezes, o individuo ao acordar a primeira coisa que sente falta é de ligar o computador, pode até não estar a falar com ninguém no "messeger", mas o que importa é nem que seja apenas o acto de ligar o computador, é uma necessidade, "Ligar o computador para os viciados, é como uma pessoa que fuma, tenta deixar de fumar e necessita da nicotina, se não,não se sente bem consigo mesma". Pode até estar ouvir música, enfim.. tem que ter o computador ligado, só dessa maneira alimenta o seu vício , que se tornou sem querer, sem consciência, com o passar de tempo tornou-se uma obsessão, seja porque motivo for. Por de trás desses mesmos, também é importante realçar que antes de criticamos a atitude destas pessoas, temos que saber e sentir o que elas sentem e o que as levou a tomar essa atitude como um vício. Deste modo, estas pessoas perdem, em parte, o que é a vida lá fora, devido a viverem num mundo diferente, "virtual", porque a vida é bem mais que um jogo de computador, é somente uma passagem.
É importante referir, que o uso do "messenger" este trata-se de um "site de comunicação", é o facto que contribuí também para a alteração do modo de comunicação das pessoas, uma vez, que antigamente, tudo se dizia pessoalmente, olhos nos olhos...
Ou seja, a Internet, fez alterar bastante o modo de agir, uma vez que este meio, existe bastante ironia e sobretudo falsidade, pois pelo o facto de ter que se ter consciencia, que não é uma página de Internet que transmite os sentimentos verdadeiros, a vida real.. Uma vez que palavras são só palavras, e palavras não passam mesmo disso de palavras.
De realçar que existem também pessoas que não sabem utilizar esta tecnologia,devido às mentalidades serem antiquas. Porém, maioritariamente a realidade não é está, mas sim o facto de um ecrã ter substituído a convivência com os amigos, uma vez que os jogos e as conversas virtuais, se tornam um vício para aqueles que a utilizam excessivamente. Existe jovens que abdicam de ir ao cinema, de passear, do convívio entre outros elementos essenciais,ou seja,de uma vida feliz e sobretudo saudável a nível interior por quererem estar 24h sob 24h num computador, esta realidade é tão grave que certas pessoas chegam ao ponto de nem saírem do computador para as refeições.
O Mundo Virtual, é sem ´dúvida a maior realidade dos últimos tempos.É uma situação preocupante, uma realidade actual que tem tendência a a aumentar constantemente.
A Internet, tem vantagens e desvantagens, mas há que saber a utilizar com consciência e sobretudo com coerência. Caso contrário, torna-se um vício, mais que isso, uma doença mental e psicológica, embora não querendo, o mais difícil como já frisei anteriormente é tomar a iniciativa de assumir o problema que se tem uma obsessão e que se vive num mundo diferente de todos os demais.

(Esta reflexão foi escrita em parte sobretudo não apenas na minha opinião, mas com base de como me estou a sentir)

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz porque reconheces isso!!
beijos Luis Nascimento